06 fevereiro 2015

Hoje é o dia perfeito para observar o planeta Júpiter

      Hoje, definitivamente é o dia perfeito para observar Júpiter. A Terra hoje se encontra entre o nosso vizinho gigante e o Sol. Isto significa que teremos a oportunidade de observar o planeta mesmo com telescópios de pequeno porte. É o que podemos chamar de fase cheia de Júpiter. O nascer de Júpiter no dia de hoje ocorrerá por volta das 18:00 horas. Portanto, vá preparando seu binóculo, luneta, telescópio ou câmera fotográfica para observar o maior planeta do nosso Sistema Solar. Confira algumas curiosidades sobre Júpiter. 
      Júpiter é realmente um planeta imenso. Seu diâmetro é de aproximadamente 142980 Km. Seu volume equivale a mais de 1300 vezes o volume da Terra. Abaixo, uma foto dos planetas do nosso Sistema Solar (e outros astros) para você ter uma ideia da grandiosidade deste planeta.


      Como podemos ver na imagem acima, para vermos a Terra claramente, Júpiter não caberia na imagem. O planeta recebeu o nome do rei dos deuses da mitologia romana, correspondente a Zeus na mitologia grega devido a seu imenso tamanho. 
      Uma curiosidade bastante interessante é que Júpiter demora menos de 10 horas para dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo (rotação). Isto significa que o dia em Júpiter dura menos de dez horas. Um imenso planeta desse rotacionando em tão pouco tempo significa uma velocidade gigantesca de rotação. Porém, o ano em Júpiter dura em torno de 12 anos terrestres. Ou seja, o planeta demora aproximadamente 4380 dias para dar uma volta completa em torno do Sol (translação). Isto ocorre porque o planeta está mais distante do Sol que a Terra, portanto além de seu percurso de translação ser maior, sua velocidade é menor uma vez que está mais distante e a Força Gravitacional entre ele e o Sol é bem menor que a Força gravitacional entre a Terra e o Sol.
      Algumas pessoas chamam este gigante planeta de protetor da Terra. Isto porque devido a seu imenso tamanho, seu campo gravitacional também é imenso e pode nos proteger eventualmente da queda de meteoros fazendo-os desviar.
      E aí, quer saber mais curiosidades sobre nossos vizinhos? Deixe-nos um comentário.

O Magro e o Baixo da Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Magro e o Baixo da Física

Translation

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified