![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLTk9UuDxLZR3rdRXKvXqA-lTnd-1UXAm0KpyxtCp6xFhTNlfLgS7p3wrKWOgn68NrAZxmLr_gmzMT5K-cUQXCVhYBr6xyhGOi6404tVPHkR65Qv1g1aEqghpcxghSBAhGm9Vxk4JagJl7/s320/size_590_b%C3%B3son_de_Higgs.jpg)
Há pouco tempo, saíram espalhadas notícias na mídia sobre a descoberta da "Partícula de Deus". Muitos entenderam por aí que esta partícula comprova a existência de Deus. Mas será mesmo? Vamos entender o que é a suposta "Partícula de Deus".
Vamos começar pela origem do nome "Partícula de Deus". Esse nome deriva de um livro escrito pelo Físico Leon Lederman, intitulado inicialmente "The Goddamn Particle" (A Partícula Maldita). Esse nome se dá pela dificuldade que esta partícula dá para ser encontrada. Porém a editora preferiu cortar este nome para que não parecesse assustador e também para que a igreja se interessasse em ler. Ficou "The God Particle" (A Partícula Deus). Que aqui no Brasil a chamam de "A partícula de Deus". Concluindo, a partícula não tem nenhuma relação com Deus.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFRphUoYrRgbCKjs9J5KymCwnAPzR6o9LGjTAMWDBIbM4-mwrmOK8c4MQmR8WfdyWQpO-wh6FIG_rz84-QetEsj4d9_sKcFO6yrwO200HT05GQyue2RQpLJ3XO5cj8fAKPjcDLmVbWMVjj/s200/dr.+leon+lederman+high+resolution+photo0.jpg)
Mas, o que é essa "Partícula Maldita", ou "Partícula de Deus"? Essa partícula é o Bóson de Higgs. A teoria do Bóson de Higgs foi proposta pelo Físico Britânico Peter Higgs em um artigo publicado em 1964. Na época, havia a necessidade de explicar porquê a matéria tem massa. O Físico Peter Higgs propôs que haveria no Espaço um campo invisível, e que as partículas que inicialmente não teriam massa e seriam todas iguais ao passarem por esse campo invisível interagiam com ele e ganhariam massa. O fato de umas partículas terem mais massa que outros deve-se ao fato de que algumas interagiam melhor com o "Campo de Higgs". Esse campo permanece no Cosmos e qualquer partícula que interage com ele recebe uma massa através dos Bósons.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmqJ0PuuCKr_5hziygHy3GvduzNniH1csdqhbqs2eZWoG9u9MFgVZexh6ILeBwth6OBguFP1msyYwhxtEjQDyQ1u8BkXaGteBhMeUUU8wmbLvObTnyN0OlAmtyIGtyiknsTqto8-ClUqMU/s200/131700407_11n.jpg)
O Campo de Higgs surgiu com o Big Bang. Antes do Big Bang, postula-se que todas as partículas se moviam aleatoriamente na velocidade da luz, e assim não havia estrelas, planetas ou qualquer outra matéria com massa. Após a "explosão" do Big Bang, surgiu o Campo de Higgs que impediu o movimentos dessas partículas, como se fosse a areia de um campo de futebol de areia que impede o movimento livre da bola. Assim, as partículas passaram a interagir umas com as outras já que não se moviam mais. A partir deste momento foram surgindo os primeiros astros do céu.
Décadas de trabalho têm sido dedicadas à procura do Bóson de Higgs. O assunto veio à tona agora pois alguns cientistas do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) anunciaram a descoberta de uma partícula que pode ser o Bóson de Higgs.
O Magro e o Baixo da Física
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI5516575-EI8399,00-Qual+e+a+origem+da+expressao+particula+de+Deus.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Magro e o Baixo da Física