Olá pessoal. Hoje, estamos trazendo uma explicação física a respeito das rachaduras em paredes e pisos que vocês já devem ter observado em vários lugares ou até mesmo em suas casas.
Bom, a explicação é bem simples. O que acontece é um fenômeno que com certeza você já ouviu falar: dilatação. Dilatação é o nome que se dá ao aumento de volume de um corpo devido o aumento de temperatura. Ou seja, quando aumentamos a temperatura de um corpo ele aumenta seu volume (cresce), dilata. Nas paredes e pisos isso acarreta graves consequências, pois o material da parede por exemplo é muito rígido, e não tem espaço para se expandir, portanto ele "afofa" em algumas partes devido seu aumento de tamanho, e no período frio, ele diminui, fazendo com que apareçam as rachaduras.
Solução para este problema
Nos dias atuais já temos como resolver esses problemas. Os pisos por exemplo, são separados em grandes blocos por fitas de borracha. Assim quando o piso dilatar, ele irá pressionar a borracha e não rachará. Também há uma solução para as paredes. Hoje são colocados filetes de isopor, com o mesmo objetivo. Quando a parede dilatar, esta pressionará o isopor e não rachará.
O Magro e o
Baixo da Física
muito bom, obrigada foi de grande ajuda para o meu trabalho de física.
ResponderExcluirmuito bom, foi de grande ajuda para o meu trabalho
ResponderExcluirQue bom Dih, ficamos felizes em ajudar. Abraço, volte sempre ao nosso blog.
ExcluirBoa noite! Gostaria d uma opnião! Troquei oito pisos da minha sala d uma mesma fileira devido os mesmos terem rachados. Passou 5 meses ouvi uns estralos e qd vi na mea fileira rachou d novo os pisos e até outros da mesma fileira. O que poderia estar acontecendo? Ressalto q não pasa encanamento na sala! Desde já agradeço
ResponderExcluirOlhe se entre os pisos há alguma fita de borracha, ou algo parecido. Se os pisos estão encostados uns aos outros, quando a temperatura aumentar, eles irão dilatar e por não ter espaço para o aumento de volume do piso, eles irão rachar ou afofar.
Excluir