A água quente nada mais é que moléculas de água muito agitadas. Essas moléculas ao entrarem em contato com a gordura, fazem esta derreter e consequentemente se desprender da panela. Este é um processo rápido. Não é preciso deixar a panela de molho na água quente, pois a água esfriará rapidamente e de nada servirá água fria. Além do mais, a sujeira poderá voltar a grudar na sua panela.
![]() |
Créditos da imagem: http://www.soq.com.br/conteudos/ef/agua/p1.php |
O segredo então é colocar água quente, dar aquela chacoalhada e jogar a água fora. Depois conclua a limpeza com a bucha e o detergente.
Mas atenção, segundo o site Mundo Estranho da Editora Abril, a sujeira tem maior facilidade de aderir a uma região gordurosa. Portanto, é necessário que seja feita toda a limpeza de sua panela antes de usa-la novamente. Daí a importância do uso de água quente. A bucha e o detergente somente, não dão conta do recardo.
Quais processos físicos estão envolvidos nessa limpeza? Primeiro temos a tentativa de equilíbrio térmico entre a água e a sujeira. Por isso a sujeira esquenta rapidamente chegando a derreter. Logo em seguida temos a mudança de estado físico da matéria. A gordura passa de um estado pastoso (sólido) para o estado líquido, ou quase líquido.
O mesmo irá acontecer com toda a sujeira. As moléculas super agitadas de água quente irão ajudar a desprender toda a sujeira da sua panela.
O Magro e o Baixo da Física
Boa noite, obrigada por sua ajuda realmente tirou toda a gordura da minha panela.
ResponderExcluir